Pular para o conteúdo principal

Guia Medição e Análise

Revisão

Este documento foi aprovado em 28/09/2016 por Robinson Patroni , Diretor da MGA.

Este documento tem por objetivo definir o conjunto de indicadores e medições a serem coletadas e analisadas para os projetos e organização.

Objetivos de Medição

IndicadorObjetivos EstratégicosNecessidade de Medição
Desvio Custo do Ponto (DCP)Aumentar a produtividade e realizar alocação de pontos da Sprint de forma mais efetiva.Mensurar em quanto tempo a equipe desenvolve um ponto.
Efetividade (EFE)Cumprir os prazos estabelecidos.Identificar o andamento do Projeto frente aos marcos estabelecidos.
Velocidade (VEL)Evolução do TimeVerificar se o time está evoluindo em relação à quantidade de pontos entregues.
Instabilidade do Escopo (IES)Evitar desvio de escopo durante o andamento das Sprints.Mensurar as variações de escopo de acordo com tickets Não Planejados, Excluídos e Modificados, do tipo História, Bug ou Defeito.
Apontamentos de Horas (APH)Equipe cumprir com suas horas de trabalho e garantir a veracidade dos indicadoresMensurar o esforço gasto pela equipe em relação ao planejado.
Esforço por Categoria (ECA)Garantir que o produto seja evoluído com novas funcionalidades.Mensurar o esforço da equipe em histórias.
Aderência ao Processo (PRO)Melhorar a aderência do projeto ao processoMensurar o nível de aderência do projeto em relação ao processo adotado, visando aumentar a maturidade das equipes e garantir o uso do processo.
Chamados Abertos no SLA (AbSLA)Melhorar a qualidade no atendimento dos chamadosMensurar o nível de aderência do projeto em relação ao processo adotado, visando aumentar a maturidade das equipes e garantir o uso do processo.
Chamados Abertos no SLA (AbSLA)Melhorar a qualidade no atendimento dos chamadosMedir a capacidade do time em atender os chamados dentro do prazo estabelecido pelo SLA.
Chamados Fechados no SLA (FeSLA)Melhorar a qualidade no atendimento dos chamadosMedir a capacidade do time em atender os chamados dentro do prazo estabelecido pelo SLA.
Satisfação dos Representantes (Sat)Garantir que o atendimento tenha cada vez mais qualidadeEntender os problemas que resultam em baixa satisfação dos representantes no atendimento dos chamados pela MGA.

Especificação dos Indicadores

Legenda:
legenda

Custo do Ponto (CP)

DescriçãoIndicador que representa a variação do custo do ponto planejado no plano de trabalho.
MetaSempre diminuir em relação estimado no Plano de Projeto, ou pelo menos manter uma regularidade.
Periodicidade de AnáliseAo final da Sprint
FórmulaCP = HT / PV
Unidade de MedidaHoras
Procedimento de coletaResponsável deverá:
1. Utilizar a ferramenta Redmine para contabilizar os pontos validados e a quantidade de horas trabalhadas na Sprint.
2. Para contabilizar os pontos validados deve-se entrar no projeto > tarefas e filtrar versão e por "situação = aceito, validado finalizado e liberado", somar os pontos (tamanho) OU olhar na ata de encerramento o total de pontos validados.
3. Para contabilizar a quantidade de horas trabalhadas na Sprint, deve-se entrar no Projeto atual, aba Visão Geral e em seguida em Relatório de Tempo Gasto.
4. No Relatório de Tempo Gasto deve-se filtrar pela data da sprint Versão , depois por tipo para verificar o tempo total trabalhado.
5. Utilizar os valores obtidos e lançar nos locais indicados da Planilha de Indicadores do Projeto.
Forma de Apresentaçãograf
Critério de Análise
Para análise, será utilizada a variação do custo do Ponto
Cálculo da Variação = ((CP/CPP)-1)*100
int Atenção: Variação do custo <-15% - Há um desvio positivo significativo em relação ao Custo do Ponto estimado no projeto.
Ação: Analisar e registrar a causa. Caso o desvio seja influenciado por algum fator negativo, deverá ser criada uma ação obrigatoriamente. Se necessário, envolver a diretoria.

xCrítico: Variação do custo >25% - Há um desvio significativo em relação ao Custo do Ponto estimado no projeto.
Ação: Analisar e registrar a causa. Opcionalmente poderá ser criada uma ação corretiva para o desvio. Caso o problema seja recorrente deverá ser criada uma ação obrigatoriamente. Se necessário, envolver a diretoria.
alertAlerta: Variação do custo entre 16% e 25% - Há desvio em relação ao Custo do Ponto estimado no Plano do Projeto que merece atenção.
Ação: Deverá ser feita uma análise de causa e opcionalmente poderá ser criada uma ação corretiva.
vistOK: Variação do custo de -15% a 15% - Custo do Ponto de acordo. | | Responsável | SQA | | Publico Alvo | Time, SM e PO | | Comunicação | O Resultado do indicador deverá ser apresentado formalmente para os publico alvo nas reuniões de análise crítica e encerramento. |

Efetividade (EFE)